sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Conferência PNL2027 | Presente-Futuro: A Urgência da Leitura




A leitura é um direito humano, condição indispensável de liberdade e de igualdade. O domínio competente da leitura suscita o conhecimento, enriquece o desempenho individual e coletivo e promove o desenvolvimento económico, social e cultural do país, constituindo-se como um desígnio nacional.
O Plano Nacional de Leitura (PNL) é o instrumento para uma política pública que tem por missão dar resposta a este desígnio, procurando contribuir para a melhoria dos hábitos e das competências de leitura dos portugueses.
O progresso tecnológico e o desenvolvimento da economia da informação e do conhecimento têm-se traduzido por grandes mudanças dos ecossistemas culturais, dos sujeitos leitores e dos seus modos de ler, colocando desafios imperativos à prática da leitura e à literacia.
Relançado numa fase nova, o PNL 2017-2027 visa responder a estas problemáticas e desafios, tendo por base um conjunto ampliado e inovador de linhas de orientação estratégica.
A Conferência PNL 2027, Presente-Futuro, a Urgência da Leitura, propõe-se debater os conceitos e fundamentos que devem suportar políticas de leitura e escrita favoráveis às múltiplas literacias que a atualidade exige, apontar novas vias de evolução – em conformidade com a experiência e o saber científico acumulados a nível nacional e internacional – e inspirar novas ações criativas e inovadoras.

                                                                      Fonte: PNL

Sem comentários:

Enviar um comentário